segunda-feira, 14 de julho de 2008

SAÚDE E CARINHO, VALEM A PENA!

Tomates plantados, ou melhor, nascidos no meu canteiro, a partir de restos que servem de adubo orgânico.
Jardineira com mudas de alface, que surrupiei lá da Denise. Ela mostra lá a horta de apartamento dela, que está encantando e deixando todos com água na boca, para comerem logo as verduras de sua hortinha.

Quando comemos as frutas, verduras e legumes, compradas em feira livre, ou mesmo nos supermercados, não nos damos conta do sabor que os mesmos têm.
A utilização de fertilizante em doses cavalares, para que o crescimento seja rápido. A necessidade de vender os produtos, e consequentemente, voltar a plantar, para que o giro de mercadoria não seja interrompido, faz com que os produtos que adquirimos, não tenha mais o mesmo sabor.
Percebo isso hoje claramente, porque tenho minha pequena horta, e quando como os alimentos produzidos aqui, e na sequência, como algo que comprei na feira, aí percebo bem a diferença de sabor.
Os alimentos não tem gosto de nada, e quando têm, é o gosto terrível de agrotóxicos.
A Denise mora em apartamento, e postou ontem, as suas primeiras plantinhas, germinadas, em crescimento, e que já está dando muita alegria à ela e sua princesa.
Um pequeno espaço, ou mesmo vasos e floreiras, você pode ter seu cheiro-verde, ou até uma deliciosa saladinha.
Já disse aqui, tenho um pequeno canteiro de mais ou menos 50cm por uns dois metros. Este tomateiro nasceu alí, e nos deu por volta de doze ou treze tomates. A vagem? Produziu tanto, e continua produzindo, que chegamos quase a enjoar.
Couve? Até a Meiroca comeu, e postou lá no blogue dela a couve de casa.
Vale a pena.
Saúde não tem preço.
Experimente. Se precisar de ajuda é só gritar. O que eu souber, divido com vocês.

Fiquei muito feliz, este final de semana, consegui fazer minha primeira venda pela loja nova na Elo7, com apenas uma semana de vida, já começou a produzir e já vendí minha primeira blusa.
É a moda de Mongaguá para o mundo.
Vocês podem conhece-la aqui:

UP DATE: 17/06 Hoje aqui no blog do bem, tem um texto de um próximo livro dele, que eu acho simplesmente espetacular. Deêm uma olhadinha. Vale a pena.

10 comentários:

dade amorim disse...

Oi, Aninha! Tamb�m j� tive uma hortinha dessas em casa, e posso garantir que � bom demais.
Agora moro num apartamento em que o sol n�o ajuda muito. Mesmo assim vou tentar de novo, porque vale a pena.
Beijocas e parab�ns pela planta�o!

Blog do Beagle disse...

Danadinha! Fazendo sua horta, heim!!! Que beleza!!!!!!! Quisera eu ter possibilidade de ter um pedacinho de terra para plantar. Parabéns. Bjkª. Elza

Tina disse...

Oi Aninha!

Menina: eu quero plantar uma hortinha na minha varanda também: mas não tenho a mínima idéia. Você me ajuda? Gostaria de plantar apenas umas ervas, tipo: majericão, cebolinha e hortelã. Tenho chance?

Aqui venta muito, será que consigo?

Eu vi as suas dicas lá na Denise e fiquei curiosa. Agradeço desde já.

beijos querida e boa semana,

Anônimo disse...

qual seu e-mail de contato? não achei no blog. Abraço - crisbull@gmail.com

Maria Augusta disse...

Aninha, você tem razão, nada como uma horta caseira, os alimentos são mais sadios e tem um outro sabor, o verdadeiro, pois são cultivados de forma natural. Quanto à Denise, ela tem muitas dicas para se viver sem agredir a natureza.
Beijos e um bom dia.

Aninha Pontes disse...

Resposta ao (à) anônimo.
Posso passar meu email, sem problemas, mas por favor, se identifique.
Diga de onde veio e porque o quer.
Um abraço

Luiz Santilli Jr disse...

Olá Aninha

Foi uma grande emoção conhecê-los pessoalmente na Livraria da Vila.
Você e o Valter, fiquei feliz com o encontro, promovido pelo amigão de sempre, o Eduardo.
Estou retornando, bem devagar!
O tempo anda curto, e quero me manter na rede. Vou blogar uma vez por semana!
Tenho posts novos no BOA LEITURA E NO CRÔNICAS!
Meu sonho de cozinheiro é ter um canto com todos os meus temperos!!
Um dia...

Abração

Luiz

Ví Leardi disse...

Minha querida ...como sempre suas coisas dão água na boca....verdurinhas caseiras, mas que delícia...Achei o texto do Valter o máximo ...ô casalsinho afinado que vcs são...um exemplo...
meus beijos querida e até já...
Fico muito contente com o sucesso da lojinha virtual..seu trabalho merece...não tiro o meu casaquinho marron e preto do ombro...Bjs mais...

Carlos Emerson Junior disse...

Aqui em Nova Friburgo ainda não dá para ter horta mas, se algum dia formos morar em São Pedro da Serra (um velho sonho), com certeza vou meter a mão na terra.
Com o maior prazer!!!!
Um beijão e bom fim de semana.

Anônimo disse...

Meu pé de couve está lá na minha horta.Eu segui a idéia de plantar sementes de frutas e germinram as de maçã.Vamos aguardar se prosperam.Por aqui não é fácil germinar sementes porque o clima é mt quente.