quinta-feira, 24 de julho de 2008

PARA A TINA



A Tina me pediu algumas dicas para ajudá-la a fazer sua hortinha de apartamento.
Claro, que não sou nenhuma agricultora ou especialista no assunto, mas posso sim passar minhas experiências que poderão ajudá-la, e a quem mais interessar.
Claro que quem mora num apartamento não poderá ter um pé de abóboras assim como o meu, e que está me deixando orgulhosa com sua produção. Já contamos cinco abobrinhas neste pequeno espaço.

Vale lembrar que ela não foi plantada propositalmente, foi enterrado alí as cascas e sementes de uma abóbora madura, para servir de adubo, e nasceu. Acabamos ficando com pena de cortar, e está aí agora o belo resultado. Poderei comer abobrinha bem verdinha num delicioso refogado que eu adoro.

O coentro está assim, lindo, forte em duas floreiras ou, jardineiras.
Para plantar o coentro é importante dar uma boa quebrada nas sementes. Você pode fazer isso com um rolo de massa. Coloque elas dentro de um saquinho e vá passando o rolo em cima para que as sementes se quebrem.

Se isto não for feito, as sementes demoram muito a germinar. Com elas quebradas o prazo de germinação é entre quinze e vinte dias, talvez um pouco menos.
Como a Tina me disse que queria plantar basicamente temperos, vai lá.
Você poderá comprar num supermercado, desses das redes, as mudas já prontas de tomilho, manjericão e outros.

A cebolinha, o melhor é plantar o pé daquela cebolinha que você comprou para usar na sua comida. O pézinho apenas. Corte as folhas e use, e enterre a parte da raiz. Separe as mudas de dois em dois pézinhos. As sementes demoram muito e nem sempre vão para a frente.

O manjericão, é bom lembrar, essas mudas, normalmente veêm em saquinhos plásticos. Passe para um vaso maior. Quando começar a soltar aqueles pendões de flores, que se transformarão em sementes, corte-as. Essas flores diminuem o tamanho das folhas e aumentam os galhos. Se fizer a poda, terá sempre folhas graúdas e bonitas.

O tomilho, você poderá tê-lo plantado até em uma garrafa pet cortada na horizontal a parte de cima, amarrado com fio ou arame e pendurado.

As jardineiras para o cheiro verde poderão ser de plástico ou cimento, embora as de cimento sejam melhores. Retém a umidade e as plantas ficam mais bonitas.

Tina querida, para diminuir o vento, você pode comprar um pedaço de tela, essas telas contra insetos mesmo, que a gente usa aqui no litoral, nas janelas, contra os pernilongos. Ela vai diminuir o vento, o sol direto, e as plantinhas vão ficar felizes.

As regas devem ser feitas de acordo com a necessidade. Não tenham medo, toquem na terra, e sintam se há necessidade de água. Não devem ser exageradamente molhadas e nem morrerem de sede.

Espero ter ajudado, mas em qualquer dúvida, disk Aninha, eu dou um socorro, claro que naquilo que eu souber.

Tina, se precisar mais alguma ajuda, peça. Se tiver dúvidas no preparo da terra, qualquer coisa, é só gritar.
Beijo a todos.

7 comentários:

Anônimo disse...

Oi amiga,
Ótimas dicas... eu tenho alguns temperos, mas já compro plantado numa latinha e depois passo para um canteiro e vou usando até acabar. Pois estas plantinhas não tem muita duração. Valeram as dicas.
bs,

Maria Augusta disse...

Aninha, que dicas preciosas, realmente cortar o tempero ali fresquinho de nossa horta, mesmo que seja de apartamento, é uma outra coisa.
Obrigada pelas dicas e um grande beijo.

Ví Leardi disse...

Aninha vc é realmente o máximo... me deu vontade de morar em casa para poder fazer uma hortinha...
Mil beijos minha linda e um ótimo fim de semana.

Anônimo disse...

muito lindo seu blog..espero q vc tbm venha nos conhecer ta bom!
agora por favor quero pedir um grande favor o PALACIO REAL esta em votaçao pr principe e princesa...e eu queria muito ganhar junto com a minha namorada...entao por favor vote na gente!...mais o sorteio acontece hj...mais tarde...é assim...NIZI PRINCESA E VINI PRICIPE..AMBOS DO DIARIO DE UMA PAIXAO...POR FAVOR!!!!..AQUI O ENDEREÇO..
http://kukula.sites.uol.com.br/salaocultural.html
...........................
BRIGADAO VIU FICA COM DEUS!
Vini & Nizi

Anônimo disse...

Eba!!!! Aninha,
que bom e bonito e que útil.
Vou colocar em Favoritos, quem sabe em algum tempo estarei bem para plantar, não é?
Belo, maravilhoso post
Um beijo
Meguita

Celia Rodrigues disse...

Aninha, suas dicas são nota 10! Eu moro em apartamento, mas sempre quis ter uma hortinha em vasos, basicamente de cebolinha, coentro, salsinha e orégano, que são os temperos que mais uso. Esse seu post me motivou. Seu levar a idéia à frente mostrarei lá no Prisma. Beijo!

dade amorim disse...

Aninha, fiquei cheia de idéias pra plantar uns temperos desses aqui no cantinho da área de serviço onde bate o sol de onze às duas, mais ou menos. Aproveitarei tuas dicas, viu? Depois te conto.
Beijo pra você.