terça-feira, 8 de abril de 2008

LIBERDADE À BELEZA!


Neste último final de semana o querido amigo Adelino, fez um post muito carinhoso sobra a liberdade dos pássaros, e gentilmente dedicou o post à mim e à Sonia Mascaro, uma outra amiga querida.
Então resolvi mostrar à vocês, uma espécie de pássaros que eu simplesmente maravilhoso.
É o pássaro vermelho-tiê.
É nativo da mata atlântica, e pela proximidade que estamos dela, temos o privilégio de tê-los nos visitando diariamente. Neste período do ano, outono e inverno, podemos desfrutar de sua companhia. Eles vem, pousam, procuram comida, e voam livremente.
Eles gostam de frutas: maçã, mamão, laranja, goiaba, caqui, banana e frutas de época. Legumes: cenoura ou beterraba. Verduras: escarola, serralha, couve.
Alías, temos o privilégio de ter companhia de vários e lindos pássaros, que migram, dependendo da época do ano, e ainda aqueles cativos, como as curruíras, que eu adoro. Adoro seu canto, meigo e melodioso, que há anos me acorda, como um agradável despertador.
Já nos próximos meses começam as visitas dos lindos Biquinhos de Lacre, pequeninos, com o bico vermelhinho, e muito barulhento em seus bandos, muitas vezes de mais de cem pássaros.
Moramos num lugar privilegiado, temos a companhia de muitas espécies, mas todos livres, não aprovamos a prisão dos mesmos.
A liberdade deles é tão importante quanto a nossa.

Como não conseguimos fotografa-lo, as imagens são daqui:


http://www.jureia.com.br/mostramateria.asp?idmateria=16
http://www.photografos.com.br/users/carlosminor/normal_146917_photo.jpg


UP DATE: 09/04. O Claúdio Costa, querido amigo do blog Prás Cabeças, me passou este link aqui, que vale a pena ser lido. É um lindo poema.

9 comentários:

Anônimo disse...

Ai que lindo Aninha, sera que qdo eu for eu vou ver alguns destes?
Bjs

vivendo disse...

Anninha!!
Que lindo!!!Aqui em casa também sou acordada pelo canto de pássaros e algum vizinho tem um galo também!!Uma festa!!Meu quintal é uma festa só!!Os pássaros vêm em bandos e fazem uma confusão de melodias, que é uma beleza!!Agora esse pássaro vermelho é lindo demais, desse vermelho por aqui, nunca vi...beijo, Vivi

Ví Leardi disse...

Que cor maravilhosa ...a natureza é mesmo a mãe de todas as artes...Beijos querida.

Anônimo disse...

Aninha, deixei um presentinho pra vc lá no meu blog.
Um beijo!!

Isabel Filipe disse...

não conhecia ...

é simplesmente belo ...


beijinhos

Anônimo disse...

Oi Aninha,
hoje post sobre pássaros tb.Infelizmente não tão lindo qto o seu ,pois falo do perigo q os chicletes são p os pássaros.Voltei de viagem e agora postarei com mais frequencia.bjs. saudades.Simone.
p.s.Na próxima postagem falarei sobre o Boca do Céu.(Evento de contadores de histórias)

Anônimo disse...

Anna, veja como são as coisas. Eu comentei no post sobre suas confecções, e vi os pássaros logo abaixo. Ia lá, mas acabei esquecendo. Guardei os links maravilhosos que colocou. Ótima fonte de consulta. Sensibilidade é qualidade rara, não é? Achar o bonito e a paz em pequeninas coisas que passam despercerbidas da maioria das pessoas. Obrigado pelas palavras carinhosas.
Um ótimo final de semana para você e Valter.
Adelino

PS - Aqui por estes lados, Ana, entristecem-nos as notícias diárias de crianças morrendo por causa de um mosquito. Por isso, muitas vezes o nosso desânimo e quase tristeza, que procuramos não deixar transparecer nos comentários. E pensar que isso poderia ter sido evitado com um pouco menos de demagogia e mais um pouco de vergonha por parte dos nossos "governantes".
Bjs

Anônimo disse...

VIVI (com licença da Ana), sobre esse negócio de galo cantando de manhãzinha, se tiver tempo dê uma olhada num post que fiz em 26/01/2007 chamado "DESAFINADO" (tem a imagem de uma piano). Vai gostar...
Beijos.
Obrigado, Ana.

Celia Rodrigues disse...

Lindo pássaro, Aninha! Se eu morasse em casa, gostaria de manter árvores por perto, aonde eles viessem comer e me alegrar com seu canto doce. Amo pássaros, mas soltos, nada de gaiolas!
Beijos!