segunda-feira, 28 de setembro de 2009

POR QUE SERÁ?

Interessante e sabido isto que encontrei aqui:


Está na hora de admitir um fato tão surpreendente, mas tão surpreendente, que a maioria das pessoas prefere não enxergá-lo — para não ser obrigada a questionar convicções arraigadas nem aceitar idéias politicamente inconvenientes.
Estou falando de uma revelação do IBGE, que informa que os homens brasileiros vivem, em média, 7,6 anos a menos do que as mulheres.
Se esta situação já era conhecida há mais tempo pelos estudiosos, o IBGE relata que, nos últimos 20 anos, a diferença aumentou em um ano e sete meses nos — contra os homens. Na ponta do lápis, é um aumento de 20% contra os homens.
A pesquisa mostra que os homens morrem mais cedo, sofrem mais com a violência e também são vítimas de doenças incuráveis com mais freqüencia.
Podemos empregar vários critérios para medir a qualidade de vida de uma pessoa ou de um grupo de pessoas. Duvido que se encontre um termômetro melhor do que a expectativa de vida.
Conforme o IBGE, a violência é responsável por 18,3% das mortes de homens, contra 4,9% das mulheres. Outro fator é a saúde. Os homens enfrentam maior incidência de doenças do coração, câncer e diabetes em comparação com as mulheres, além da pressão arterial e taxa de colesterol mais elevadas.

Paulo Moreira Leite.

O texto continua aqui:

Mas ao mesmo tempo, eu me pergunto, porque será que os homens detestam tanto os médicos?
Seria descuido, medo, teimosia, falta de amor à vida, ou o quê?
Talvez por quererem sentir-se fortes e inatingíveis, eles sintam medo de saber, que são vulneráveis, que podem sim ficar doentes, que precisam tanto, como qualquer ser humano de cuidados de profissionais.
O que sei, é que vejo com frequência, homens se esquivando de cuidados com sua saúde, e já vi casos, que a procura foi tarde demais. Não deu mais tempo de reverter um câncer, que já em estágio muito avançado, em pouquíssimos meses levou alguém, que estava trabalhando normalmente.

Nenhum comentário: