terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

ALEGRIA DE TER.



No último programa falei sobre a alegria, conforme prometido.
Para quem não ouviu, e quiser ouvir, está aqui:


O calor está grande!
E para esse calor, nada como um belo suco de maracujá, bem geladinho.
Ele acalma, e é muito gostoso.
Melhor ainda, quando você pode ir ali no quintal e colher seu maracujá.
O nosso está assim, já com frutos maduros. Todos os dias colhemos alguns.

Importante isso:
Peguei aqui:

A casca da fruta, transformada em farinha, diminui a taxa de açúcar no sangue e impede que o organismo absorva a gordura dos alimentos, fazendo você perder peso. E não tem contra-indicação!

por Katia Cardoso| foto Getty Images

Ela chegou no mercado com a fama de ter o poder de baixar as taxas de açúcar no sangue, o que é ótimo para quem tem diabetes. Mas, aos poucos, a farinha feita com a casca do maracujá também se revelou um excelente bloqueador de gordura. Ou seja, impede que o organismo absorva parte desse nutriente presente nos alimentos. Daí faz você perder peso. A substância responsável pelo poder emagrecedor é a pectina, encontrada em grande quantidade na parte branca da casca da fruta. A farinha não fica atrás: tem 20% dessa fibra, segundo estudo feito pelo químico e pesquisador Armando Sabaa Srur, da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “No estômago, a pectina se transforma numa espécie de gel não digerível, provocando sensação de saciedade”, explica a médica e nutróloga Daniela Hueb. Com isso, você se sente bem alimentada com uma porção menor de comida. A pectina também reduz a velocidade com que o açúcar entra no sangue – quanto mais lento esse processo, mais a fome demora para voltar a dar sinal.



9 comentários:

conduarte disse...

Aninha, como vai sua sumida?
Ouvi seu programa sobre alegria. Muito legal. Veja depois quanto tiver um tempinho, o meu texto sobre Tertúlia Virtual do Tempo. deve ser o quarto post depois do primeiro.

Alí falo de todas as alegrias que temos na vida quem veem do tempo.

Filhos, pais, família. Nossa vida, nossas mãos que os guiam e depois que nos apoiam... é mais ou menos isso que vc falou aí.

Enfim, tudo ao seu tempo.

Gostei do assunto de hoje e que bom que temos aí o link pra que possamos acompanhar quanto nos sobra tempo que nem sempre é ao vivo!

Bjihus da CON

Crys disse...

Ahhh, eu lembrei do meu tempo de criança, acho que por volta dos 8 anos, no quintal da minha casa, tinha maracujá plantando e eu pegava aqueles aspirais (gavinha) do maracujazeiro e dizia que era macarrão, uma vez dei pra minha prima, menor que eu (acho 3 anos), ela se engasgou e, claro, peguei uma surra da minha mãe. rsrs
Eu adoro tudo de maracujá, principalmente a mousse...hum, deu ate vontade...

Beijos!

Ví Leardi disse...

Querida como sempre ótimas dicas....Saudades...
beijos muitos Vi

Anônimo disse...

Sombra, maracujá e água fresca! Delícia de casa, Aninha!
Diga ao Valter, please, que não consigo acessar o preplexoinside, e então, pra ele deixar de ser fresco e deixar o povo entrar, só pra brincar.
De verdade: não consigo acessar o perplexoinside! Como é que é isso?
Beijos

valter ferraz disse...

Sibila,
respondo eu mesmo: o perplexoinside não pertence mais a este mundo. Foi-se, desapareceu. Antes ele do que eu.
Beijo, menina

Anônimo disse...

(Annha, com a sua permissão, deixo recado para o Valter)
Ué, Valter, tô ficando louca de vez ou até outro dia, pelo menos fins de janeiro, teve posts por lá?
E não dá pra acessar nem os mais antigos? Não consegui abrir o blog de jeito nenhum.
Mas valeu! E quem sabe umas férias e depois volta a toda?
Beijo!

valter ferraz disse...

Sibila,
cê não tá louca não, mulé!
O perplexo deixou este mundo há poucos dias. O defunto tá fresquinho ainda. Voltar? Nunca mais. A fila anda.
Beijo, menina

Sonia H. disse...

Aninha,
Amei a dica! E que luxo, menina. Maracujá do próprio quintal.
Ótimo carnaval para vocês, seja descanso ou para se divertir!
Beijos,

Ví Leardi disse...

Minha querida...ando sumida ...mas te penso sempre....O calor aqui está insuportável...e encontrar aqui este suco ...uma delícia pena que só virtual ...Quando vc vier à Sampa me avise ...Adoraria te ver.Beijinhos todos.