quinta-feira, 22 de novembro de 2007

DENGUE


Todos nós sabemos dos riscos e perigos da dengue.
Sabemos que temos parcelas grandes de culpa no combate ao mosquito.
Na casa do vizinho há sempre perigo iminente, e muitas vezes esquecemos de dispensar um olhar mais cuidadoso para o nosso próprio quintal e nossas depêndencias.
Prá nós que moramos no litoral, convivemos diariamente com o perigo. Há um número grande de casas de veraneio, que ficam fechadas a maior parte do ano.
As chuvas aqui são abundantes, logo os criadouros se formam sem muito esforço.
Isso tudo sem contar com o descaso das autoridades.
Eventualmente, temos visitas de profissionais da área de saúde, para verificação dos imóveis, mas temos que levar em conta, que em casa fechada, sem a presença do proprietário, nenhum profissional vai adentrar o imóvel.
E o pior, que vemos e convivemos, é o total abandono de ruas e terrenos baldios. Por todas as esquinas que passamos há acúmulo de água parada. O solo local é muito úmido, já libera água sem muito esforço, juntando à isso, as chuvas intensas, e o abandono, temos aí o perigo constante e iminente.
A abundância de vegetação, mais a água, o calor característico da região litorânea, tudo isso nos coloca em constante preocupação.
Procuro fazer a minha parte, procuro cuidar do meu pequeno espaço, mas isso não diminui a preocupação constante.
Por isso aderí a blogagem da querida Meire, quem sabe unidos conseguiremos além de nossa parte, que as autoridades olhem um pouquinho por todos nós.

9 comentários:

Vitória disse...

Ana,obrigada pela tua visita ,hoje!
Gostei de ler o teu texto!Isso é de família,o gosto pela escrita:)
Beijinhos:)))Vou-te mandar o endereço por e-mail.

Lord Broken Pottery disse...

Aninha,
Finalmente consegui entrar no seu blog. Andava o meu computador na bronca com o seu. Sempre que tentava acesso ele ficava pensando, pensando... O Vista se perdento de vista. Hoje consegui. Com relação à dengue, muito oportuna a postagem. Minha sorte é que os mosquitos me evitam. Não gostam do meu cheiro. Além de tudo eles têm mau gosto.
Beijo

Anônimo disse...

borra de café nos vasinhos...e xô mosquitinhos

beijokas querida

A Fresca disse...

Aninha ótima iniciativa, parabéns, tá tudo bem? Beijos.

Anônimo disse...

Eu já tive dengue 2 vezes, nesses dois anos em que moro por aqui. Cuido de minha casa, mas os vizinhos não! Além de casas fechadas existem os terrenos baldios (um deles ao lado de minha casa), onde as pessoas jogam entulho e lixo... Assim não dá!
Beijos

Osc@r Luiz disse...

Olá!
"Eventualmente" não, dona Anna!
Os Agentes de Saúde Ambiental tem a ORBIGAÇÃO de visitar o seu domicílio com uma periodicidade não maior dos que 60 dias. São um mínimo de 6 visitas anuais e se isso não estiver acontecendo, procure as autoridades de saúde e denuncie! Está no seu direito e o salário deles é pago com o seu imposto!
Trabalho com isso. Combato a Dengue e outras endemias e epidemias na prática, fora do mundo virtual.
Parabéns pelo seu post e pela sua participação.
Aliás, não sabia que você é a esposa do Valter Ferraz. Há tempos não visito esse nobre amigo, mesmo tendo o seu link no meu blog há quase um ano. Puxa vida, como sou negligente... Mas é que combater endemias exige dedicação e viagens constantes e não estou conseguindo visitar os amigos como gostaria.
Seja sempre bem vinda aos meus mundos virtuais, tá?
Um beijo e um bom final de semana pra você e para o Valter!
Mais uma vez parabéns!

Vitória disse...

Ana devo estar no aeroporto qd chegar o livro:(
Lerei qd voltar...Obrigada pelo cuidado,bjjj:)
Esqueci de dizer,vou 2 semanas a Portugal ver os meus quidos.

Lila disse...

Bom dia Aninha!
vim te avisar que fiz um post de sugestões para presentes e indiquei o seu trabalho...rs...mas só à tarde é que deve estar publicado...
beijos e boa semana!

Osc@r Luiz disse...

Ana, sua gentileza imensa, a qualidade do que posta e os amigos que tem, são os ingredientes que me fizeram decidir por linkar o seu belo blog aos meus pra encurtar as distâncias.
Se não se importar vou colocar o seu link lá no By Osc@r Luiz e no Flainando na Web.
Fico aguardando a sua aprovação.
Um beijo e uma boa semana! E um abraço ao Valter.