quarta-feira, 30 de julho de 2008

HOJE É DIA DE FESTA!

Foi há nove anos.
Mila de saída para o hospital, e eu, ficando com meu coração apertado.
Enquanto a mamãe trabalhava, a vovó saía de férias com ele.
Este sorriso, cura qualquer mal.
Este amor, vale tudo.
Um ajudante que dá preocupação!
Um homenzinho, que a vovó não gostaria que deixasse de ser um bebê!

Pois é, há nove anos você chegou.
Sem que ninguém planejasse, sem que ninguém esperasse. Mas se impôs. Chegou.
E como teria de ser, chegou trazendo alegria, abençoando a nossa casa, unindo pessoas.
Ocupou todos os espaços, não sobrou nenhum canto vazio. Jamais teremos momentos vazios em nossas vidas. Porque a sua presença nos toma.
Hoje já não sabemos viver sem sua presença, sem sua alegria.
Até quando a vovó dá umas boas broncas, e por amá-lo tanto.
Érickinho meu filho, parabéns!
Que você seja muito, mas muito feliz. Que sua vida seja de alegria e luz.
Amamos você.
Um beijo da vovó, vovô, tio Pablo, tio Guinho, Mari, da mamãe do Alê.

Segunda feira mostro as fotos da festinha dele.

domingo, 27 de julho de 2008

FERNANDA CHEGOU!




Conheci a Neusa há dois anos.
Quando a conheci, ela tornou-se minha cliente. Comecei a fazer roupas para ela, uma vez que tinha problemas em encontrar roupas confortáveis, pelo seu tamanho bem avantajado.
Logo depois, descobri que ela era cabeleireira, e aí então além de cliente tornou-se minha cabeleireira.
Só ela corta meus cabelos desde então.

Sempre conversamos muito.

Ela, com uma única filha, já casada, veio morar aqui em Mongaguá, com um homem que julgava, seria seu companheiro para o resto de seus dias.
Enganou-se.

Não deu certo. Separou-se.

Pouco tempo depois conheceu Maurício. Um homem que gostava dela, lhe dava muita atenção, muito carinho, e ela então resolveu tentar mais uma vez. Foi morar com Maurício.
Alguns meses depois, achando que estava já entrando na menopausa, foi ao médico, e descobriu assustada que estava grávida.

Entrou em pânico. Eu a aconselhei, mas estava difícil aceitar aquela gravidez.
Neusa me dizia: Aninha, eu sou avó de dois netos, como vou receber agora uma criança?
Nesse dia eu disse à ela: Neusa, pense que esse bebê não veio por acaso. Se Deus lhe deu, é porque confia na sua capacidade de criar, de amar e educar. Afinal, antes de ser seu filho, é filho do Pai, e ele não o entregaria caso não confiasse.

Segundo ela, foram essas palavras que a confortaram a deixaram menos aflita.

Agora, Fernandinha chegou. Assim, linda, saudável, para fazer a alegria dos pais.
Não há quem não se apaixone por um bebê assim. Dorme como um anjo, como só os anjos o fazem ao sentirem tanta paz e carinho.

Parabéns Neusa e Maurício. Tenho certeza que essa criança vai lhes trazer muita alegria.
Um casa com uma criança é sempre abençoada, e vocês já começaram a receber essas bençãos.
Seja muito bem vinda à vida Fernanda. Que sua vida seja de muita alegria, e seu caminho de muita luz.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

PARA A TINA



A Tina me pediu algumas dicas para ajudá-la a fazer sua hortinha de apartamento.
Claro, que não sou nenhuma agricultora ou especialista no assunto, mas posso sim passar minhas experiências que poderão ajudá-la, e a quem mais interessar.
Claro que quem mora num apartamento não poderá ter um pé de abóboras assim como o meu, e que está me deixando orgulhosa com sua produção. Já contamos cinco abobrinhas neste pequeno espaço.

Vale lembrar que ela não foi plantada propositalmente, foi enterrado alí as cascas e sementes de uma abóbora madura, para servir de adubo, e nasceu. Acabamos ficando com pena de cortar, e está aí agora o belo resultado. Poderei comer abobrinha bem verdinha num delicioso refogado que eu adoro.

O coentro está assim, lindo, forte em duas floreiras ou, jardineiras.
Para plantar o coentro é importante dar uma boa quebrada nas sementes. Você pode fazer isso com um rolo de massa. Coloque elas dentro de um saquinho e vá passando o rolo em cima para que as sementes se quebrem.

Se isto não for feito, as sementes demoram muito a germinar. Com elas quebradas o prazo de germinação é entre quinze e vinte dias, talvez um pouco menos.
Como a Tina me disse que queria plantar basicamente temperos, vai lá.
Você poderá comprar num supermercado, desses das redes, as mudas já prontas de tomilho, manjericão e outros.

A cebolinha, o melhor é plantar o pé daquela cebolinha que você comprou para usar na sua comida. O pézinho apenas. Corte as folhas e use, e enterre a parte da raiz. Separe as mudas de dois em dois pézinhos. As sementes demoram muito e nem sempre vão para a frente.

O manjericão, é bom lembrar, essas mudas, normalmente veêm em saquinhos plásticos. Passe para um vaso maior. Quando começar a soltar aqueles pendões de flores, que se transformarão em sementes, corte-as. Essas flores diminuem o tamanho das folhas e aumentam os galhos. Se fizer a poda, terá sempre folhas graúdas e bonitas.

O tomilho, você poderá tê-lo plantado até em uma garrafa pet cortada na horizontal a parte de cima, amarrado com fio ou arame e pendurado.

As jardineiras para o cheiro verde poderão ser de plástico ou cimento, embora as de cimento sejam melhores. Retém a umidade e as plantas ficam mais bonitas.

Tina querida, para diminuir o vento, você pode comprar um pedaço de tela, essas telas contra insetos mesmo, que a gente usa aqui no litoral, nas janelas, contra os pernilongos. Ela vai diminuir o vento, o sol direto, e as plantinhas vão ficar felizes.

As regas devem ser feitas de acordo com a necessidade. Não tenham medo, toquem na terra, e sintam se há necessidade de água. Não devem ser exageradamente molhadas e nem morrerem de sede.

Espero ter ajudado, mas em qualquer dúvida, disk Aninha, eu dou um socorro, claro que naquilo que eu souber.

Tina, se precisar mais alguma ajuda, peça. Se tiver dúvidas no preparo da terra, qualquer coisa, é só gritar.
Beijo a todos.

domingo, 20 de julho de 2008

POR QUE SERÁ?

Eu as vezes fico pensando, porque uma pessoa gorda incomoda tanto os outros?
Sim, porque o gordo (a), já se sente incomodado o suficiente. Ele tem espelho, ele se olha, ele queria na maior parte das vezes ser diferente.
Agora, se tem uma coisa que acho desagradável, são os comentários maldosos: "Puxa, como você engordou!", "Puxa você está gordo heim?"
E ainda tem as brincadeiras.
Esses dias andei vendo por aí, umas fotos do Ronaldinho, assustadoras. Mas caramba, será que as pessoas não podem deixar o Ronaldinho resolver os problemas dele?
Eu tenho os meus, então deixa o Ronaldinho e todos os gordos prá lá.
Uma vez fiz um post aqui e coloquei uma foto nossa na praia, e, claro, o bem com a barriga dele muito à mostra, gerou um comentário de uma blogueira. Comentário infeliz por sinal. Afinal, ele já havia me dito que não deveria ter postado aquela foto.
A primeira coisa que ela falou, foi sobre a barriga, e ele , bem chateado, pediu que eu tirasse a foto.
Tirei, mas contrariada. Sim, porque na hora pensei: Engraçado, se tem alguém que deveria se sentir incomodada, seria eu, mas não. Porque a incomodou tanto?
Ao longo da minha vida, nunca tive problemas com a balança. Hoje me olho no espelho, e vejo que engordei, vejo nítidamente a idade que tenho, mas nada disso me aflige. O que me aflige, é o dia em que não me sinto muito bem de saúde.
Continuo a não ter problemas nem com a balança, nem com o espelho.
As pessoas que tem um grande aumento de peso, já tem problemas suficientes consigo mesmas.
Tornam-se descontentes, preocupadas, as vezes infelizes mesmo.
Eu de minha parte digo com segurança a todos e gordos (as), enquanto isso não estiver afetando sua saúde, seja feliz.
A sua situação de gordo (a), não o faz menos bonito(a), menos amado(a), e se assim for, descarte esse amor.
Então, vamos pensar assim: Antes de fazer como o macaco, que senta sobre o próprio rabo, e olha os defeitos do rabo alheio, vamos olhar para nós mesmos, prestar bastante atenção, se não temos nada, mas nada mesmo a ser melhorado.
O resultado vale a pena.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

SAÚDE E CARINHO, VALEM A PENA!

Tomates plantados, ou melhor, nascidos no meu canteiro, a partir de restos que servem de adubo orgânico.
Jardineira com mudas de alface, que surrupiei lá da Denise. Ela mostra lá a horta de apartamento dela, que está encantando e deixando todos com água na boca, para comerem logo as verduras de sua hortinha.

Quando comemos as frutas, verduras e legumes, compradas em feira livre, ou mesmo nos supermercados, não nos damos conta do sabor que os mesmos têm.
A utilização de fertilizante em doses cavalares, para que o crescimento seja rápido. A necessidade de vender os produtos, e consequentemente, voltar a plantar, para que o giro de mercadoria não seja interrompido, faz com que os produtos que adquirimos, não tenha mais o mesmo sabor.
Percebo isso hoje claramente, porque tenho minha pequena horta, e quando como os alimentos produzidos aqui, e na sequência, como algo que comprei na feira, aí percebo bem a diferença de sabor.
Os alimentos não tem gosto de nada, e quando têm, é o gosto terrível de agrotóxicos.
A Denise mora em apartamento, e postou ontem, as suas primeiras plantinhas, germinadas, em crescimento, e que já está dando muita alegria à ela e sua princesa.
Um pequeno espaço, ou mesmo vasos e floreiras, você pode ter seu cheiro-verde, ou até uma deliciosa saladinha.
Já disse aqui, tenho um pequeno canteiro de mais ou menos 50cm por uns dois metros. Este tomateiro nasceu alí, e nos deu por volta de doze ou treze tomates. A vagem? Produziu tanto, e continua produzindo, que chegamos quase a enjoar.
Couve? Até a Meiroca comeu, e postou lá no blogue dela a couve de casa.
Vale a pena.
Saúde não tem preço.
Experimente. Se precisar de ajuda é só gritar. O que eu souber, divido com vocês.

Fiquei muito feliz, este final de semana, consegui fazer minha primeira venda pela loja nova na Elo7, com apenas uma semana de vida, já começou a produzir e já vendí minha primeira blusa.
É a moda de Mongaguá para o mundo.
Vocês podem conhece-la aqui:

UP DATE: 17/06 Hoje aqui no blog do bem, tem um texto de um próximo livro dele, que eu acho simplesmente espetacular. Deêm uma olhadinha. Vale a pena.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

BONS MOMENTOS!

Esses dias foram de muita alegria para nós.
Tudo aconteceu ao mesmo tempo, uma sucessão de bons momentos.
Bem, todo mundo já sabe, que tive a alegria e o privilégio de receber aqui a visita da querida amiga Meiroca. Foram três dias maravilhosos.
Aqui passeamos, caminhamos pela praia, fiz as minhas comidinhas gostosas para ela.E, se não bastasse a alegria em tê-la, ainda ganhei presentes.
Esta maravilhosa reprodução, "Piazza Garibaldi" do artista Egídio Chiumera, vai já já para uma moldura e terá lugar privilegiado.
A miniatura da "Pietà" de Michelangelo, que é a coisa mais linda meiga que já pude ter em minhas mãos.
E perfume, para ficar cheirozinha para o bem.
Todos os dias repito isso, sem me cansar. Impressionante, como os laços de amizade e carinho, feito através dos blogues, têm se estreitado.
A Meire é exatamente aquilo que vemos e imaginamos, meiga, doce, carinhosa, linda, uma pessoa de muito alto astral.
Desde o momento em que ela entrou em casa, não tive dúvidas de que teríamos belos momentos juntos. E, mais ela não me surpreendeu. Parecia que a conhecia desde sempre.
Ficou a saudade e a vontade de repetir tudo isso.
Mais um amigo, tornou-se um pouquinho mais próximo. Ontem à noite, falamos com o querido Adelino pelo skipe. Bom demais, porque agora prá nós ele já tem voz, e não só um rosto através de uma foto. Valeu Adelino.

E para completar os bons momentos, no domingo em que a Meire chegou foi o dia do noivado de meu filhotinho Tiago e a Mari.
Lindo momento em que a Meire foi testemunha.
Filho querido, que vocês possam ser felizes sempre, todos os dias de suas vidas.
Mari, que já é minha filha, sabe o quanto a amo, por amar meu filho.
Que Deus abençoe vocês, todos os dias e horas.



Agora eu tenho uma lojinha virtual no Elo7, poderão conhecer aqui. Coloquei lá as minhas criações. É só clicar.

UP DATE: Lá no blog da Alergia, tem um excelente post falando sobra a asma. Sabemos que nessa época do ano, as doenças respiratórias atacam muito. Vale a pena dar uma olhadinha no post "Asma é sempre igual?"

sábado, 5 de julho de 2008

UM POUCO MAIS

Foto: Lord, Peri, quase escondido, e Paulinha portando o livro já autografado.


Bem, eu já queria ter falado mais sobre o livro do Lord.
Mas, a telefônica, sendo a empresa que é, e que não respeita seus usuários, têm nos dado trabalho, com a falta de conexão.
Bem, como vocês viram, a festa foi linda. Foram algumas horas de conversas animadas, de troca de carinho com amigos queridos.
Anoitecia, quando deixamos a livraria, e o querido amigo Lord, meio embriagado de um sentimento gostoso que é a felicidade.
Como sempre, fomos os primeiros a chegar, eu e o bem.
Pudemos aproveitar de alguns momentos deliciosos de bate papo com Ricardo e sua linda lady Cordélia. Uma linda e jovem delicada mulher.
Depois de vários encontros, passamos para o café, onde ficamos até o momento de irmos para casa.
Lá estavam, Eduardo e Paulinha, Vi Leardi, Cristiana e Gugala, Peri e a linda e alegre Reni, Brancoleoni e a adorável Fernanda, Vivina, Jayme Serva, Márcio Gaspar e a querida Anna, eu e o bem, e ainda pudemos conversar um pouquinho com a Vivien, que foi uma delícia conhecer, e já na hora de irmos embora, encontramos e conversamos um pouquinho com a Elzinha.
Tudo isso, com a promessa de repetirmos o encontro.
Em setembro o Lord, lança mais um livro.
No nosso bate papo, não deixamos de falar com carinho dos amigos que não puderam estar presentes. Como a Denise, Márcia Clarinha, Meire, que só chegaria no dia seguinte. Não podíamos deixar de falar com muito carinho, e sentirmos a não e tão sómente, presença física do Adelino e do Ery.

O livro?
Você não leu?
Pois deve ler. É lindo, meigo, carinhoso, como deve ser um livro em que se fala com amor e saudades de uma avó querida.
Não tive o privilégio de ter uma avó, como teve o Ricardo, porém, essa avó, que ele fala com tantas saudades, é o que eu tento ser. Para o Érick, e quero que Deus me permita ser para mais netos.
A figura linda de cabelos azuis, deu lugar, acredito, à avós de cabelos loiros, pretos, cinzas, brancos, avós ativas tanto quanto vó Lózinha, e que também como ela, são carregadas de ternura e de espírito protetor.
É assim, exatamente como vó Lózinha, que quero ser sempre lembrada.
O livro é uma delícia! Vale a pena.

AQUEÇA O SEU BEBÊ


Tem fotos novas lá no Patica.
Quer dar uma olhadinha?